Telecom

Apple se une ao Google e abre vez para o RCS concorrer com o WhatsApp

A Apple cedeu à pressão do mercado e vai adicionar o “RCS Universal Profile” (padrão da GSMA) até o fim de 2024, com a justificativa que a tecnologia permite melhor interoperabilidade com SMS ou MMS. O( RCS foi padronizado em 2016 pela GSMA.

De acordo com a Apple, essa atualização será distribuída no ano que vem e deverá melhorar a qualidade das mensagens trocadas entre usuários do iPhone e do Android. Com a atualização, as mensagens também poderão ser trocadas via internet móvel ou Wi-Fi.

A Apple reportou ainda que o RCS vai funcionar com o iMessage, o sistema da fabricante, “que continuará sendo a melhor e mais segura experiência de mensagens para usuários da Apple”, afirmou a companhia em comunicado.

O fundador e analista líder da Recon Analytics, Roger Entner, disse ao Mobile World Live que “rolhas de champanhe estão estourando no campus do Google”. E se mostrou surpreso, uma vez que a Apple jogava as fichas no seu produto, o iMessage. “Isso é enorme”, sustentou. A adesão da Apple ao RCS tem a capacidade de gerar uma reviravolta no mercado de mensageria. 

Até então, o Google era o único grande player de sistemas operacionais que incentivava o uso do RCS via seu app de mensagens no Android, além de ter estreitado nos últimos dois anos o relacionamento com brokers de mensageria e operadoras de telefonia, inclusive emplacando os valores do RCS básico no mesmo patamar do SMS.


Em handsets, a Samsung é a outra empresa que tenta escalar o uso desse mensageiro também por meio de seu aplicativo de mensagens.  O RCS permite enviar mensagens com conteúdo multimídia enriquecido (vídeo, fotos, GIFs, emojis) com um funcionamento muito semelhante ao WhatsApp e ao Instagram. 

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