Aprovado pela UIT o primeiro padrão 5G não celular
O Setor de Radiocomunicação da União Internacional de Telecomunicações (ITU-R) reconheceu o primeiro padrão de tecnologia 5G não celular do mundo, uma iniciativa liderada pela ETSI (European Telecommunications Standards Institute) para fornecer às empresas a capacidade de gerenciar redes de forma autônoma sem a operadoras.
Batizada de ETSI DECT-2020 NR, a especificação será incluída como parte dos padrões 5G na recomendação de tecnologia IMT-2020, com o objetivo de democratizar o uso da IoT e descentralizar a infraestrutura.
Em um comunicado, o grupo de membros de padrões europeus ETSI diz que a especificação eliminou a infraestrutura de rede e as falhas de ponto único permitindo que as empresas operassem sem intermediários ou taxas de assinatura, bem como armazenassem e consumissem os dados gerados da forma mais adequada aos seus negócios.
O ETSI explicou ainda que o padrão suporta o uso de espectro compartilhado, permitindo o acesso a frequências internacionais gratuitas, incluindo 1,9 GHz, no que torna o padrão ‘uma combinação perfeita para uma IoT massiva’. Na pratíca, o ETSI quer o padrão ‘competindo’ com a oferta de redes privadas, serviço que é considerado o mais rentável nessa etapa doo 5G pelas operadoras de telecomunicações.