Banco do Brasil usa IoT na gestão dos ativos de terminais de autoatendimento
O Banco do Brasil estuda uma estratégia para implementação de aplicações de Internet das Coisas (IoT). Wagner Leão Costa Filho, gerente de Soluções da Diretoria de Tecnologia do BB, revelou no CIAB Febraban 2019, realizado de 11 a 13 de junho, em São Paulo, que o banco já vem utilizando IoT na gestão dos ativos de terminais de autoatendimento.
Mas ele ressaltou que IoT vem acompanhado de diversos casos de uso da indústria financeira, como agronegócio, crédito e seguros, áreas que ainda estão na etapa de pesquisa e desenvolvimento mas que o banco espera que tragam resultados em breve.
O Banco do Brasil é o maior financiador do crédito agrícola no País e estuda aplicações de telemetria e, principalmente, de análise de risco e ajuda ao produtor no monitoramento da sua safra. “É possível usar dados de clima para saber como será a produtividade da safra e minimizar o risco do produtor e, no caso dos bancos, acender um alerta de possível inadimplência. O IoT é importante para o agronegócio, mas ainda está em desenvolvimento. Boa parte dos dados a gente já possui, mas ainda há muito a evoluir no setor agrícola”, ressalvou o gerente do BB.
O banco também realiza testes com os correntistas, numa aplicação em que o usuário clica no botão “Falar com o BB” e pode ter retorno de sua demanda por Whatsap ou chat. Costa Filho disse que os desafios da implementação de IoT na indústria financeira são os mesmos de toda tecnologia: segurança, privacidade e alto volume de dados. Mas ele reconheceu que a indústria de TI tem oferecido dispositivos cada vez mais seguros.
“Os casos de uso são diversos, temos muito o que explorar ainda, mas segurança e volume de dados são dois grandes desafios. Estamos tratando a privacidade, sempre associando o uso dos dados a alguma funcionalidade ou algum valor que entregamos ao nosso cliente.” Assistam à entrevista com Wagner Leão Costa Filho, do BB.