Telecom

Brain, da Algar, se une ao Open Lab 5G do Brasil

O Brain, centro de inovação fundado pela Algar Telecom, empresa de telecomunicações e TI do Grupo Algar, aliou-se à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para desenvolver soluções junto ao primeiro Open Lab 5G do Brasil. O projeto, financiado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), tem a coordenação do Centro de Informática (CIn) da UFPE e a participação do INES (Instituto Nacional para Engenharia de Software).

O laboratório segue o modelo de inovação aberta e propõe parcerias com a indústria, operadoras de telecomunicações, provedores de conteúdo e serviços, empresas de equipamentos, startups e atores do setor de desenvolvimento de software. Neste primeiro momento, o foco da parceria está na indústria 4.0, na automação industrial e na integração de diferentes tecnologias com a inteligência artificial, vertical de agro e soluções que potencializem o Internet of Things (IoT).

“O Brain chega para contribuir com uma visão mercadológica e de modelagem de negócios para o projeto, além de trazer players de todas as camadas de atuação do ecossistema de inovação que possam compor e colaborar com a iniciativa, definindo casos de uso que sejam relevantes e gerem valor para a sociedade”, explica Zaima Milazzo, diretora de Inovação da Algar Telecom e presidente do Brain.

Lançado em abril, o 5G Open Labs Brasil é o primeiro laboratório que foca no desenvolvimento aberto para aplicações e teste de softwares em ecossistema 5G, o projeto tem a coordenação do Instituto Nacional para Engenharia de Software (INES) e do Centro de Informática da UFPE. 


Botão Voltar ao topo