Telecom

Brasil Antenado quer atender 680 mil famílias em nova fase de distribuição de parabólica digital

O programa - gratuito para famílias do CadÚnico - vai atender 323 municípios, em 16 estados.

O programa Brasil Antenado, iniciativa do Ministério das Comunicações (MCom) e da Anatel, executada pela Entidade Administradora da Faixa (EAF), inicia uma nova etapa e, a partir de agora, 138 cidades da Fase B já podem agendar a instalação da nova antena parabólica digital gratuitamente. Nesta nova etapa, mais de 229 mil famílias do Maranhão, Pará, Piauí, Tocantins e Roraima estão aptas a solicitarem o benefício.

A fase B do programa Brasil Antenado chega a 44 cidades do Tocantins, 3 municípios de Roraima, 21 do Maranhão, 7 do Pará e 63 do Piauí. O programa foi concebido para ampliar o alcance da televisão gratuita, especialmente em regiões onde o sinal é insuficiente ou inexistente, promovendo assim inclusão social.

“O objetivo do Brasil Antenado é garantir que todas as famílias brasileiras tenham acesso à informação de qualidade, entendida como um direito fundamental. É uma política pública para a redução de desigualdades, aproximando os cidadãos brasileiros de conteúdos educativos, culturais e jornalísticos“, explica o CEO da EAF, Leandro Guerra.

As famílias inscritas no CadÚnico das cidades contempladas podem agendar a instalação pelo site brasilantenado.org.br ou pelo telefone 0800 729 2404 (também disponível via WhatsApp). Todo o processo é gratuito, incluindo fornecimento e instalação do kit da nova parabólica digital.

Ao todo, o programa Brasil Antenado atenderá 323 municípios em 16 estados. São mais de 680 mil famílias aptas a solicitar a nova parabólica digital gratuita nas três fases do programa.


Além de novos municípios na fase B, os estados do Maranhão, Pará e Piauí também participaram da Fase A do programa, que começou em julho e vai até 11 de dezembro. Somadas as fases A e B, o Maranhão tem agora 46 cidades participando do programa, o Pará conta com 15 cidades e o Piauí, 88 municípios.

Botão Voltar ao topo