Telecom

Brasil precisa leiloar o quanto antes o 5G

O Brasil precisa leiloar o quanto antes as frequências do 5G para que as operadoras possam estruturar suas operações, uma vez que nos Estados Unidos, por exemplo, duas das maiores operadoras já anunciaram operação comercial 5G este ano. Na Europa, também já há anúncios, e no Brasil, a tecnologia só aconteceria em 2020, uma vez que o edital da faixa de 3,5GHz está previsto para o segundo semestre de 2019 e as regras deverão ainda ser debatidas pela Anatel.

“Quanto antes tivermos as regras do jogo melhor. O 5G é uma mudança do ecossistema. Mudam as operadoras. Mudam os fornecedores. Se não andarmos logo, podemos ficar para trás”, observa Scheffer. Para o executivo da Ericsson Brasil, o 3,5GHz será a frequência que vai contar com o ecossistema global mais completo para o 5G nessa primeira etapa.

“Os primeiros terminais (smartphones) serão conhecidos no primeiro semestre do ano que vem. Nessa fase, agora, são as CPEs para banda larga fixa”. Scheffer conversou com a CDTV, do portal Convergência Digital, durante o Futurecom 2018, realizado de 15 a 18 de outubro, em São Paulo.


Botão Voltar ao topo