Brasil tem 5G mais rápido da América Latina e fica em 10º no mundo
Um novo estudo da Opensignal mostra que o Brasil tem a melhor qualidade de serviços móveis 5G da América Latina, já que as métricas de velocidade nas redes das operadoras nacionais também estão entre as mais altas do mundo.
A velocidade média de download do 5G no Brasil é de 346,4 Mbps, podendo chegar a um pico de até 750 Mbps, o que o coloca como líder regional e também no 10º lugar no ranking mundial de velocidade 5G.
O Brasil lidera na qualidade dos serviços de quinta geração porque também é líder na implantação dessa tecnologia. Desde 2022, as várias empresas de telecomunicações, incluindo Claro, Oi e TIM, desenvolveram suas redes 5G (SA) independentes usando a banda de 3,5 GHz.
A Opensignal destaca em seu relatório que a implementação do 5G SA tem sido a chave para o sucesso do país. As operadoras adotaram essa arquitetura como resultado do leilão de espectro 5G ocorrido em 2021, já que uma das disposições do processo era a implantação de redes autônomas.
Para viabilizar a implantação do 5G SA, a Agência Nacional de Telecomunicações estabeleceu preços baixos de espectro, priorizando investimentos na instalação de infraestrutura para ampliar a cobertura para mais cidades e localidades do país.
O desenvolvimento da tecnologia 5G no restante da América Latina tomou outra direção. A maioria das operadoras está implantando, por enquanto, redes não independentes; ou seja, ainda dependem do 4G. Também não há políticas de Estado que impulsionem essa arquitetura.
Ainda assim, a Guatemala é outro dos mercados de destaque em termos de qualidade dos serviços 5G existentes. O estudo da Opensignal destaca que a nação sul-americana ocupa o segundo lugar na região em velocidade de download, com média de 238,6 Mbps e pico de até 563,8 Mbps.
A Guatemala ainda reportou um melhor indicador na velocidade de upload 5G com uma pontuação de 42 Mbps, enquanto nesta área o Brasil obteve 31,2 Mbps de velocidade de upload (34,5% menor). Mundialmente, a Guatemala ocupa o primeiro lugar em velocidade de carga junto com a Coreia do Sul e a Malásia.