Brasileiros têm carro autônomo como objeto de desejo
Caso uma das gigantes de tecnologia como Google e Apple lançassem um carro no mercado brasileiro, a maioria dos consumidores locais, ou quase 67% deles, trocaria sua marca atual e tradicional pela novidade, revela a 17ª edição da pesquisa Cars Online Report, da Capgemini, chamada de “Beyond the Car”, realizada globalmente com mais de 8 mil entrevistados, dos quais 1.005 deles brasileiros pela Capgemini.
O levantamento aponta ainda que o forte papel das redes sociais na compra de automóveis no Brasil pode ser medido pela influência de comentários positivos nas redes, algo como 71% o observam com ênfase – 36% acham a influência ”muito provável” e outros 35% admitem que é “bem provável”. Entre os consumidores brasileiros, 56% deles consideram que os serviços de aplicativos são complementares a compra de um automóvel novo – exatamente como acontece no mundo.
O relatório mostra ainda que os brasileiros acreditam nos veículos autônomos, uma vez que 88% dos consultados no País têm esse desejo exposto na pesquisa. A crença nos carros autônomos é explicada assim: 58% deles esperam ter menos estresse – o maior índice dentre todos os oito países pesquisados – e 56% pelo aumento da segurança e risco reduzido, algo bem abaixo dos 72% verificados em outros mercados emergentes. A cibersegurança virou tema também nos carros autônomos. Isso porque 68% dos brasileiros consideram a segurança como protagonista na hora de definir uma aquisição.
Indagados sobre a possibilidade de compartilhamento de informações, 34% dos donos de carros no Brasil admitem o compartilhamento de informações caso conseguissem algum incentivo ou serviço, enquanto algo como 31% o fariam de forma anônima para fins de pesquisa ou estatística e outros 25% não teriam restrições com relação ao uso. A pesquisa Cars Online contou com a participação de mais de 8 mil consumidores do Brasil, Alemanha, China, Estados Unidos, França, Índia, Itália e Reino Unido.