Bug em software da Ericsson derruba celulares em 11 países
Pelo menos 11 países foram afetados por um bug em software de rede da fabricante de equipamentos sueca Ericsson, causando um ‘caladão’ de redes 3G e 4G. Segundo a empresa, a falha que atingiu um número ainda não divulgado de usuários teria relação com um certificado vencido.
“O software falho que causou esses problemas está sendo desativado e pedimos desculpas não apenas a nossos clientes mas também aos clientes deles. Trabalhamos duro para limitar o impacto aos nossos clientes e para que eles restaurem os serviços assim que possível ”, declarou o presidente da Ericsson, Borje Ekholm.
Os primeiros relatos vieram do Japão, onde a SoftBank indicou problemas na rede fixa e de 4G, o que causou uma sobrecarga na rede 3G, que acabou também sendo afetada.
Ao informar seus clientes, foi a SoftBank quem revelou que “um relatório da Ericsson indica que esse software estava em operação há nove meses e a falha causada por ele também ocorreu simultaneamente em outras operadoras em 11 países que instalaram os mesmos equipamentos da Ericsson”.