Telecom

Campina Grande, na Paraíba, testa luminária 5G

Por iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Campina Grande (PB), um grupo de empresas de tecnologia e de telecom instalou uma luminária inteligente na cidade, com uma série de soluções e serviços incorporados. O objetivo é fazer uma demonstração pública sobre o impacto das novas tecnologias, como 5G e IoT (internet das coisas) no cotidiano das pessoas, dentro do conceito de cidades inteligentes. O sinal está disponível a partir desta sexta-feira, 14 de outubro.

Uma luminária inteligente foi instalada no Gabinete do Prefeito, com uma série de funcionalidades incorporadas, como um sistema de gestão do serviço de iluminação, que permite identificar falhas e fazer o controle da intensidade da iluminação de forma remota, e uma câmera, que poderá ter recursos de identificação facial e diversos outros softwares analíticos de extrema importância para a cidade.

Adicionalmente, a luminária também trará uma antena celular 5G para captar e transmitir sinais para os smartphones que possuem essa tecnologia, além de conectividade Wi-Fi, transformando esse equipamento em uma unidade de serviços, demonstrando, na prática, como deverá ser uma “cidade inteligente”.

A aquisição da luminária inteligente com antena 5G integrada pela prefeitura de Campina Grande foi realizada sob amparo de modelagem jurídica que permite a contratação de soluções inovadoras e que foi desenvolvida pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), no programa Conecta 5G.

Para viabilizar este projeto piloto com a Prefeitura de Campina Grande, a Qualcomm Technologies, Inc. está fornecendo a plataforma Qualcomm® FSM™100xx 5G RAN para a small cell da Airspan. A Juganu fornece a luminária, que também utiliza o Qualcomm® Internet Processor (IPQ) para permitir conectividade Wi-Fi, e que terá a small cell da Airspan. A Padtec – fornecedora de equipamentos de transmissão óptica de alta capacidade baseados na tecnologia DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing) – fará, em parceria com a Trópico, a integração, a adaptação e o suporte de toda a solução end-to-end Small Cell 5G AirSpan mais 5G Core.


A V.tal é a responsável pela infraestrutura de conectividade em fibra ótica da luminária e seus equipamentos (antena “small cell” 5G, wifi, câmera, etc.), transportando o grande volume de dados em altíssima velocidade através da sua robusta rede e garantindo a qualidade dos serviços oferecidos por esta solução. Já a Motorola vai fornecer alguns smartphones com tecnologia 5G para o teste dos equipamentos e a Brisanet será a operadora responsável pela rede móvel de acesso do 5G.

“No Brasil, até agora, poucos municípios receberam o sinal do 5G, e Campina Grande, como uma cidade reconhecida por seu alto desenvolvimento tecnológico, está sendo vanguardista como sempre, oferecendo essa tecnologia de forma experimental”, comemorou a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campina Grande, Laryssa Almeida.

O presidente da ABDI, Igor Calvet, ressalta que “a luminária inteligente com 5G vai melhorar a infraestrutura tecnológica de Campina Grande e apoiar a transformação digital da cidade e da economia local. Esse é o objetivo do Conecta 5G, programa que criou o modelo do uso de iluminação pública para abarcar as antenas 5G”.

 

Botão Voltar ao topo