Canadá sai na frente na corrida do uso do Wi-Fi 6 nos ambientes externos
O Canadá é o primeiro país do mundo a liberar o uso do Wi-Fi na faixa de 6GHz para ambientes externos, conforme divulga o site Wi-Fi Now. Decisão coloca o Canadá à frente dos Estados Unidos em 100 Mhz, uma vez que será possível usar o Wi-Fi “com potência padrão na banda de 5925 a 6875 megahertz com potência máxima irradiada isotopicamente equivalente a 36 decibéis-miliwatts”.
Ainda na linha do pioneirismo, o Canadá permitiu que as três classes de dispositivos (LPI, VLP e potência padrão) operem em 6 GHz. No caso dos ambientes externos, é bom lembrar que os EUA não permitem operação de energia padrão externa para Wi-Fi na banda U-NII 6 entre 6425 e 6525 MHz. Isso também dá ao Canadá a liderança global geral na disponibilidade de espectro de banda média não licenciado em exteriores.
A decisão canadense também permite a operação interna de baixa potência (LPI) em banda completa – como esperado e como nos EUA – bem como a operação chamada VLP (Very Low Power) interna e externa. Em ambos os casos, o Departamento de Inovação, Ciência e Desenvolvimento Econômico do Canadá (ISED) exige o uso de protocolos de ouvir antes de falar, que são padrão para a tecnologia Wi-Fi. Os EUA ainda não tomaram uma decisão final sobre a regulamentação do VLP.