Carros conectados: Comissão Europeia impõe derrota ao 5G e elege o Wi-fi como tecnologia padrão
A Comissão Europeia aprovou nesta quarta-feira, 17/04, o wi-fi como tecnologia padrão para conectar carros à internet da União Europeia e impôs uma derrota à indústria defensora do 5G. A explicação dada pela preferência dada ao wi-fi é que a conexão já está disponível, ao contrário do 5G, e que ajudaria a aumentar a segurança rodoviária. O wi-fi serviria principalmente para conectar um carro com outro.
O 5G conecta-se tanto a carros quanto a dispositivos no ambiente ao redor, com uma ampla gama de aplicações em áreas como entretenimento, dados de tráfego e navegação geral. O embate Wi-fi x 5G divide as montadoras e empresas de tecnologia: a Volkswagen apoia a opção feita pelo Wi-Fi, juntamente com Renault, Toyota, NXP, Autotalks e Kapsch TrafficCom. Já o 5G é defendido por BMW, Daimler (dona da Mercedes-Benz), Ford, PSA Peugeot Citroen, Ericsson, Huawei, Intel, Qualcomm e Samsung.
O mercado está atento a um serviço que pode gerar bilhões de euros em receitas para montadoras, operadoras de telecomunicações e fabricantes de equipamentos. A decisão ficará a cargo do Conselho Europeu, que ainda não tem data para discutir o assunto. Críticos da decisão da Comissão Europeia dizem que a exigência de que as novas tecnologias sejam modificadas para serem compatíveis com a mais antiga é irrealista e colocaria um freio à inovação.
A indústria de telecomunicações, que está colocando suas esperanças em aplicações 5G para recuperar seus investimentos, foi igualmente crítica. “A Europa não pode exigir apenas uma tecnologia para a condução conectada. Os Estados membros agora podem corrigir isso trazendo 4G e 5G de volta à cena: competitividade global e segurança estão em jogo”, disse Lise Fuhr, diretora geral do grupo de lobbying de telecomunicações ETNO.