Celular volta a funcionar em 38 cidades gaúchas afetadas por ciclone
Em reunião nesta quarta, 20/9, na Presidência da República, o Ministerio das Comunicações informou que as comunicações foram restabelecidas em todos os municípios atingidos pelo ciclone que espalhou destruição no Rio Grande do Sul.
Os serviços de telefonia móvel das operadoras Claro, Tim e Vivo foram totalmente recuperados em todos os 38 municípios mais afetados. A Anatel ainda está acompanhando a recuperação da infraestrutura de cabos de fibra ótica e outros equipamentos que precisarão ser substituídos devido aos alagamentos. Esse trabalho abrange 100 municípios e deve se estender ao longo das próximas semanas.
Ainda segundo o Minicom, a Telebras instalou 14 antenas de conexão Wi-Fi na região afetada. Os equipamentos auxiliam as equipes envolvidas nas atividades de mutirão para resgate de vítimas e apoio às ações de reconstrução das áreas mais atingidas. Das 14 antenas instaladas, 11 continuam em atividade nos seguintes municípios: Muçum (4 antenas) Encantado (4 antenas), Roca Sales, Santa Tereza e Lajeado. As outras três já retornaram à capital Porto Alegre, pois os locais atendidos já conseguiram recuperar suas estruturas próprias de comunicação.
A rede de agências dos Correios no Rio Grande do Sul está recebendo doações para as vítimas das chuvas. A estatal também vai transportar gratuitamente as doações às prefeituras dos municípios afetados. São aceitos alimentos da cesta básica, produtos de higiene pessoal e itens de vestuário.
Os Correios irão doar, ainda, itens de vestuário, brinquedos, utensílios domésticos e material escolar e de escritório. As doações são objetos de refugo, ou seja, que passaram por todas as tentativas de entrega, não foram procurados pelos destinatários nem pelos remetentes e já ultrapassaram o prazo de 90 dias para reclamação previsto no Código de Defesa do Consumidor.