Chatbots atenderam 653 milhões de chamados nos bancos em 2021
Os chatbots ganham fôlego como canal de atendimento bancário, aponta a pesquisa Febraban 2021, divulgada nesta quinta-feira, 21/07. Em 2021 foram realizadas 185,1 milhões de consultas transacionais pelos chatbots, um crescimento de 53% em relação a 2020, quando foram feitas 120,7 milhões de consultas transacionais.
No total, de acordo com a Febraban, os chatbots- que são máquinas – atenderam 653 milhões de chamados em 2021, a maior parte por canais alternativos como as redes sociais. “Foi um canal que caiu no gosto do correntista e está superando o call center”, apontou o diretor do Comitê de Inovação e Tecnologia da FEBRABAN, Rodrigo Molinari.
Vale lembrar que a segunda maior prioridade de investimento dos bancos para 2022 é a inteligência artificial. A tecnologia está aproximando os bancos de seus clientes, permitindo um atendimento cada vez mais personalizado e consultivo. Os investimentos previstos em Tecnologia para 2022 são projetados em R$ 35 bilhões.