Telecom

Cidade catarinense dá desconto para quem pagar IPTU pelo celular

O IPTU de Rio do Sul, cidade catarinense do Alto Vale do Itajaí, pode ficar mais barato para os contribuintes. Os proprietários de imóveis que optarem por emitir o carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano por meio do App Atende.Net ficará isento da taxa de impressão do documento, de R$ 14. A inovação também permite, a partir da tela do smartphone, emitir uma guia para pagamento em cota única ou parcelar o recolhimento do tributo.

Para que o aplicativo possa ser usado por todos os cidadãos, a interface é simples e a operação, intuitiva. Depois de instalá-lo a partir da loja de apps do sistema operacional, é possível configurá-lo para o envio de notificações push (que aparecem automaticamente na tela do aparelho). Conectado à nuvem da prefeitura, o sistema busca a existência de débitos tributários e informa o munícipe da existência deles. A partir daí basta selecionar a modalidade de pagamento — se cota única ou parcelado – , copiar o código de barras e inseri-lo no aplicativo do banco. Também é possível fazer o download do carnê em PDF ou enviá-lo por e-mail para quitação posterior.

O recurso é o primeiro aplicativo integrado ao sistema de gestão pública de prefeituras do país. O acesso é seguro e se dá por meio de login e senha pessoais para os moradores. O App Atende.Net ajuda a reduzir a burocracia, agiliza o pagamento, contribui com o aumento da arrecadação municipal e com a preservação do meio ambiente. Desenvolvido pela IPM Sistemas, empresa especialista no desenvolvimento de soluções para a gestão pública baseadas na computação em nuvem, mais de 1,5 mil pessoas já se cadastraram na ferramenta.

Segundo o diretor-presidente da IPM, Aldo Luiz Mees, o IPTU digital poderá extinguir os carnês físicos e os gastos com os Correios no futuro. Para se ter uma ideia, somente em 2017 foram emitidos 24 mil carnês do imposto de 2018. “Esperamos que daqui para frente mais municípios ofereçam essa facilidade aos cidadãos, que otimiza a gestão e a aproxima do contribuinte”, completa.


Botão Voltar ao topo