Claro bate rivais em banda larga móvel, TIM tem a menor latência
A Claro proporcionou a melhor experiência móvel a seus clientes, de acordo com o novo Relatório de Estado Móvel 2020 da Tutela Technologies no Brasil. O estudo constatou que a operadora ofereceu a seus usuários o mais alto desempenho do país, classificado como “Qualidade Excelente e Consistente”, com 72,2% dos testes atingindo o nível “Excelente”.
A Tutela usa essa classificação para representar um grupo de serviços de maior intensidade de uso, incluindo streaming de vídeo em 1080p, chamadas de vídeo em HD ou jogos para celular. A Claro também teve as velocidades de download e upload mais rápidas do país, mas perdeu para a TIM a melhor latência – medida que verifica a capacidade de resposta de uma rede.
A empresa avaliou 21 bilhões de registros em Áreas de Cobertura Comum em todo o Brasil, incluindo mais de 220 milhões de testes de velocidade e 2,8 bilhões de testes de latência, coletados entre 1º de novembro de 2019 e 30 de abril de 2020.
O relatório aponta que a Claro dominou em quatro das cinco métricas nas Áreas de Cobertura Comum do Brasil, incluindo o maior percentual de “Qualidade Excelente e Consistente” em 72,2%;
A TIM teve a melhor latência no Brasil, com um resultado unidirecional de 19,2 ms, e a segunda melhor velocidade de upload, com apenas 1,1 Mbps separando a operadora do primeiro lugar, alcançado pela Claro;
As bandas de 1800 MHz e 2600 MHz LTE são amplamente utilizadas pelas quatro operadoras no Brasil, sendo a Oi a única operadora com uma divisão de quase 50/50 do espectro.
“As quatro operadoras no Brasil continuam mostrando excelentes resultados. Embora a Claro tenha dominado em quatro das cinco métricas testadas, a concorrência acirrada de empresas como TIM e Vivo mostra as ofertas competitivas disponíveis no país”, afirma o diretor de vendas da Tutela na América Latina e no Sul da Europa, Leandro Demarchi.