Claro Empresas: 5G está na segurança e na mobilidade urbana
Videochamadas de emergência, controle de semáforos, análise de tráfego são alguns casos concretos.

A Claro Empresas vem ampliando o uso de soluções baseadas em 5G para atender demandas de segurança pública e mobilidade urbana no Brasil. Durante a Futurecom 2025, em São Paulo, a diretora executiva de Governo da companhia, Maria Teresa Azevedo Lima, destacou projetos já em andamento em parceria com governos e empresas.
Um dos exemplos é a iniciativa em conjunto com a Eletromídia, que instalou equipamentos em pontos de ônibus e estações de transporte para permitir videochamadas de emergência. A solução, voltada principalmente à segurança das mulheres durante a noite, já está em operação em São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas, com expansão prevista para Sorocaba, Porto Alegre, Salvador e Fortaleza. Ao todo, serão mais de 600 pontos equipados.
Na área de mobilidade, a operadora firmou contrato com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para análise do fluxo de passageiros. Com dados de tráfego gerados pela rede móvel, a empresa pública consegue definir melhor a frequência dos trens e aprimorar a qualidade do serviço.
Maria Teresa ressaltou que todos os dados coletados são anonimizados e utilizados apenas para fins de planejamento. “Não há problema de uso indevido dessa informação. Não interessa saber o que uma pessoa específica está fazendo em determinado horário, e sim quantas pessoas circulam entre determinados pontos para que o poder público direcione melhor seus recursos”, afirmou.
Segundo a executiva, o 5G abre caminho para a consolidação de projetos de cidades inteligentes, como semáforos conectados, monitoramento em tempo real das vias e até o futuro dos carros autônomos. “Mobilidade urbana é inclusão social. O 5G pode ajudar a integrar modais de transporte, melhorar a gestão do tráfego e, principalmente, garantir serviços públicos de maior qualidade para o cidadão”, concluiu.