Telecom

Claro Empresas: Dados são a diferença nos projetos de cidades inteligentes

Saber fazer a melhor análise dos dados disponíveis desafia os municípios para permitir a tomada de decisão baseada nas informações, observa o head de vendas de data analytics da Claro Empresas, João Del Nero.

Dados bem coletados e analisados fazem toda a diferença nos projetos de cidades inteligentes, observa o head de vendas de data analytics da Claro Empresas, João Del Nero. Ele lembra que o 5G está ampliando a conectividade e a Internet das Coisas, mesmo tendo demorado mais para acontecer, começa a ganhar escopo nas iniciativas de cidades inteligentes.

“Os dispositivos nos ajudam a coletar os dados. O que difere o nosso trabalho é entender qual é a ação possível para melhorar o serviço. A tomada de decisão baseada em dados potencializa os projetos de cidades inteligentes”, afirma Del Nero, em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital durante a Futurecom 2025.

Para o especialista da Claro Empresas, o 5G trouxe mais conectividade, impulsionou o desembarque de novos dispositivos que favoreceram a plataforma de análise de dados. Ele destaca o surgimento de um novo especialista: os desenvolvedores das cidades, que vão fazer as análises dos dados coletados nas cidades, sem serem cientistas de dados. E destaca a presença dos agentes IA. “Eles vão fazer a diferença nas cidades inteligentes”. Assista a íntegra da entrevista com João Del Nero.


Botão Voltar ao topo