Claro Empresas investe R$ 1 bilhão em cloud para ser a parceira de TIC das PMEs
"Nosso investimento já está acontecendo. Não é promessa. Nós seremos os fornecedores de serviços digitais das PMEs", afirma Roberta Godoi, CEO da Claro empresas.

Por Suzana Liskauskas, do Web Summit 2025
A Claro Empresas, ex-Embratel, está investindo R$ 1 bilhão em cloud para ser a parceira de serviços de TIC das PMEs. O anúncio foi feito durante o Web Summit, que acontece no Rio de Janeiro. Os aportes, assumiu a CEO da companhia, Roberta Godoi, são o direcionamento da operadora para ser uma orquestradora e fornecedora de diferentes serviços digitais para os clientes.
“Temos de frisar que nossos aportes já estão acontecendo. Não é promessa. Vamos direcionar esses recursos em 2025”, reforçou a executiva. O primeiro passo da jornada aos serviços digitais completos foi fechar acordos com os hyperscalers AWS, Oracle e Huawei para fortalecer a plataforma de cloud computing. Depois foi a busca de parcerias na área de serviços de TI.
“Nós queremos que um cliente que esteja precisando de um ERP venha até nós e contrate. Nós vamos ofertar em nuvem. Se ele quer usar a nuvem e não sabe como implementar, nós vamos implementar para eles. Não existe mais uma empresa que faça tudo sozinha, temos de ter parceiros e nós buscamos”, reforçou Roberta godoy.
Com interface única e de fácil navegação, a plataforma contribui para que as empresas com uso intensivo de serviços em nuvem possam fazer uma gestão mais inteligente, dentro de um ambiente pré-configurado, que adiciona camadas de segurança extras e entrega ferramentas para acompanhar os custos de nuvem de forma prática.
Para que os clientes do segmento de Pequenas e Médias Empresas tenham acesso a uma oferta de soluções completa e customizada, a operadora contará, além do suporte dos canais de vendas, com um Hub de Soluções Digitais Claro empresas, ambiente que os clientes poderão acessar para a contratação de soluções prontas para uso, com provisionamento imediato, sob demanda e a um custo acessível. Neste início, o portfólio de serviços oferecidos inclui soluções de e-mail, de armazenamento de dados, ferramentas de colaboração, sistemas ERP, entre outros.
“Aqui entra o nosso diferencial de serviços e também a nossa inovação, uma vez que a plataforma está integrada ao nosso hub de inovação. Nós fizemos uma calculadora para que ela faça uma projeção dos custos com os serviços. Isso é dar um norte para o cliente na parte técnica e nos custos, para que eles não fiquem muito acima do planejado e inviabilizem o negócio”, pontuou ainda a CEO da Claro Empresas.