Claro lidera satisfação no celular, Unifique e Brisanet têm melhor banda larga fixa
A nova pesquisa da Anatel sobre a satisfação dos consumidores dos serviços de telecomunicações apontou a Claro como a operadora com melhor desempenho na telefonia móvel, pré e pós paga. E as empresas Brisanet e Unifique, quarta e oitava maiores prestadoras de banda larga fixa, com as melhores notas nesse segmento.
A telefonia pré-paga é o serviço com a maior satisfação, segundo a pesquisa da agência. O índice de satisfação geral, na escala de 0 a 10, foi 7,82. E a Claro teve nota média de 8,13 – além de apresentar a maior nota em 24 das 27 unidades da federação. A Claro foi seguida pela Vivo (7,83), que teve melhor nota em 12 UFs; e pela TIM (7,75), melhor nota em 11 UFs. Entre as operadoras móveis, a Algar teve nota 7,73 no pré-pago, enquanto a Oi, 7,49.
Na telefonia móvel pós paga, os consumidores apontaram uma maior proximidade entre as notas. A Claro (7,61) teve a maior nota, seguida pela Vivo (7,56), pela TIM (7,36), pela Algar (7,22) e pela Oi (6,78). A Claro teve maior nota em 25 unidades da federação, a Vivo em 18 UFs e a TIM, em 13. Já a Oi concentrou as piores notas tanto na telefonia móvel pós paga como na pré-paga. Na primeira, as notas foram de 6,27 a 6,54. Na segunda, de 7,08 a 7,25.
Na banda larga fixa, a nova pesquisa manteve o histórico de apontar provedores regionais como aqueles com as maiores notas. Desta vez, a Unifique, que atua em Santa Catarina; e a Brisanet, avaliada no Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas tiveram o melhor desempenho.
A Unifique teve a maior nota de satisfação geral em banda larga fixa (7,94), seguida pela Brisanet (7,66). A empresa cearense, no entanto, teve um desempenho ainda melhor por concentrar as três maiores notas estaduais (8,28; 8,17 e 8,14, em AL, PE e RN), sendo a quarta (7,94) da Unifique e a quinta (7,79) da Vivo. No outro extremo, as piores notas em banda larga fixa foram para a Sky (5,70 em Minas Gerais; 5,96 em Goiás; 5,97 no Pará; e 6,04 no Mato Grosso).