Telecom

Claro reforça sustentabilidade e constrói Estação de Tratamento de Esgoto própria em Guaratiba, no Rio de Janeiro

A iniciativa foi adotada devido à necessidade de um tratamento de esgoto eficiente e adequado para a unidade, que se encontra em uma Área de Proteção Ambiental (APA).

A Claro implementou uma solução autônoma e sustentável para a gestão de seus efluentes na planta de Pedra de Guaratiba (RJ): a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) própria na planta da empresa. A iniciativa foi adotada devido à necessidade de um tratamento de esgoto eficiente e adequado para a unidade, que se encontra em uma Área de Proteção Ambiental (APA) e dispunha de espaço para a construção da solução. A estação permite que a Claro trate localmente o esgoto e garanta que o efluente seja devolvido diretamente ao ecossistema da região, como o mangue, em condições de alta qualidade, reforçando as metas de saneamento e uso eficiente da água.

O foco da construção da ETE foi assegurar que o esgoto passasse por um tratamento rigoroso antes do descarte. Em maio, a concessionária responsável pelo controle das estações realizou uma inspeção técnica no sistema e comprovou a eficiência do tratamento e a qualidade da água descartada. Esta gestão hídrica assegura a qualidade da água devolvida ao meio ambiente e gera benefícios operacionais, além de uma melhor eficiência econômica, que impulsiona o investimento em infraestrutura e em projetos semelhantes em outras unidades da empresa.

Hoje, a Estação de Tratamento de Esgoto em Guaratiba já opera em período integral com uma volumetria de tratamento médio de 523,5 M³/mês ou 6.282.000 de litros d´água tratada. A ETE, atualmente, contribui para a remoção de gás carbônico do ecossistema em larga escala: estima-se uma média anual de 51.7 toneladas de CO2 sendo removida e uma redução de 97,84% na carga orgânica presente no meio.

“A decisão de construir uma ETE própria em Pedra de Guaratiba é um forte indicativo de que a sustentabilidade pode e deve ser integrada à gestão operacional, especialmente em áreas ambientais sensíveis. Ao assumir o tratamento do esgoto e garantir sua reintegração segura ao ecossistema, reduzimos o impacto ambiental local. Além disso, a eficiência desta ETE serve como um modelo replicável, mostrando que iniciativas de saneamento descentralizado e autônomo trazem benefícios ambientais e liberam recursos importantes para melhorias em outras estruturas, contribuindo para o desenvolvimento e criação de cidades e comunidades cada vez mais sustentáveis”, comenta Hamilton Silva, diretor de Infraestrutura da Claro.


Botão Voltar ao topo