Claro tem pior nota em atendimento e Anatel abre processo para investigar
A Anatel divulgou nesta quarta, 5/4, a nova edição da pesquisa de satisfação dos consumidores de serviços de telecomunicações. Entre os destaques da pesquisa, a agência ressalta a baixa satisfação dos clientes com o serviço de atendimento, ao ponto de ter decidido abrir um processo específico para avaliar a pior operadora no quesito, a Claro.
“Em relação à qualidade percebida, a qualidade do atendimento chamou bastante atenção, porque ele tem o índice pior avaliado entre todos os serviços e isso demandará um acompanhamento imediato da SRC e abriremos um processo de acompanhamento, inicialmente para a empresa que foi menos bem avaliada, a Claro, e avaliaremos ou não a necessidade de expandir para outras empresas”, destacou a superintendente de relações com consumidores, Cristiana Camarate.
Realizada a partir de 88 mil clientes de telefonia móvel, telefonia fixa, banda larga e tv por assinatura, a pesquisa é o principal indicador de como os consumidores avaliam a qualidade dos serviços. Com base nas notas de 0 a 10 apontadas pelos clientes, o índice geral de satisfação de 2022 para cada um dos serviços é apresentada a seguir – entre parênteses, a nota da pesquisa em 2021:
Telefonia celular pré-paga: 7,70 (7,82)
Telefonia fixa: 7,45 (7,37)
Telefonia celular pós-paga: 7,30 (7,39)
TV por assinatura: 7,22 (7,13)
Banda larga fixa: 7,07 (6,88)
A pesquisa da Anatel tem um predicado importante que é o grande número de entrevistados – 88 mil, divididos proporcionalmente entre os serviços avaliados. Além disso, faz perguntas específicas sobre padrões de uso das conexões internet no país. O estudo da agência reforçou o entendimento de que, mesmo quando usam celulares para navegar, a conexão é preferencialmente via WiFi.
No mais, a agência destacou dois pontos sobre os resultados desta nova edição: a má qualidade do atendimento, especialmente telefônico; e o impacto, essencialmente negativo, dos clientes da Oi móvel que foram repartidos entre Vivo, Claro e TIM.