Cloudificação é passo para telco virar uma TechCo
Entre os desafios para a transformação das operadoras de telecomunicações em techCo estão a cloudificação; o emprego de inteligência artificial na tomada de decisão; a mudança cultural e a adoção de um modelo baseado em colaboração de todo o ecossistema, afirma Gabriela Mullukian, da área de desenho de acesso móvel da Antel Uruguai.
Durante a sua participação no painel que discutiu a “Revolução da cloudificação: Jornada para operações ágeis, dos silos à integração; alcançando automação entre domínios”, realizado no Telco Transformation Latam, realizado nos dias 21 e 22 de agosto, a executiva destacou a capacitação das esquipes como um desafio a ser enfrentado pela telco do futuro.
“Já temos funções virtualizadas e. agora, estamos promovendo a cloudificação. Criamos equipes multidisciplinares com representantes de várias áreas porque a questão cultural é um gargalo da cloudificação. É preciso entender que a cloudificação exige uma empresa orientada ao cliente. Os benefícios da cloudificação e da virtualização são o poder de otimizar recursos, aumentar a eficiência e a possibilidade de criar serviços end-to-end orientados ao cliente””, analisa Mullukian.
Quanto ao uso da IA, a Antel do Uruguai já emprega machine learning como política para a tomada de decisão e está analisando tendências de IA para automação de rede. A operadora uruguaia também se prepara para o modelo de TechCo.
“As telcos estão se movendo, cada vez mais, para o conceito de TechCo digital. Para isso, todo o ecossistema tem de trabalhar junto e de forma coordenada. É preciso entender que as plataformas serão cada vez mais horizontais para que novos atores possam entrar. Teremos de trabalhar de forma colaborativa confiando no outro ator e preparando as equipes”, resume Mullukian.