Telecom

Com 50% de robocalls, Anatel lança portal e quer identificar call center na hora

A Anatel lançou nesta quarta, 1/2, um portal na internet pelo qual é possível identificar pelo número telefônico qual a empresa que telefonou. O site ‘qualempresameligou.com.br’ é a mais nova medida de combate às ligações abusivas, notadamente as robocalls usadas para telemarketing. Ele vem na sequência de cautelares adotadas pela agência. Mas como destacou o conselheiro Artur Coimbra, o plano é encontrar uma solução definitiva para a epidemia de chamadas indesejadas. 

“O Brasil é o primeiro lugar no ranking mundial de chamadas spam, e assim tem sido nos últimos cinco anos. As cautelares têm dado resultado. A maioria das empresas tem se adequado e procurado procedimentos menos invasivos. 

Mas é um somatório de ações e ainda esperamos que até o final do ano tenhamos uma solução definitiva para a dosagem desse tipo de chamada no Brasil”, afirmou Coimbra, ao apresentar o portal. 

Os dados apresentados pela superintendente de Relações com Consumidores, Cristiana Camarate, mostram que houve queda de 40% no volume semanal de chamadas curtas – as ligações com menos de três segundos que desligam quando alguém atende, feitas por robôs mas que informam sobre números ativos. Eram 4 bilhões de chamadas dessas por semana quando a primeira cautelar foi adotada, em junho de 2022. Agora, são cerca de 2,5 bilhões. Sendo que o total de chamadas diárias tem ficado abaixo de 5 bilhões. 

“Desde a primeira cautelar, houve uma redução de 41 bilhões de chamadas curtas, de até 3 segundos, que deixaram de circular nas redes de telecom. Ou seja, cada consumidor deixou de receber aproximadamente 200 chamadas”, disse a superintendente da Anatel. 


Na primeira leva, 250 empresas foram identificadas como origem de um grande volume de chamadas curtas. Algumas firmaram termos de compromisso com a Anatel, outras foram advertidas e em pelo menos 123 casos houve bloqueio de ligações. A agência decidiu, então, dar publicidade das principais infratoras. Com base em uma lista de 410 empresas que mais fizeram chamadas curtas entre outubro e dezembro do ano passado, a Anatel elaborou uma lista com as 20 principais

Mas para além do aperto regulatório e da vergonha pública, a agência quer a tal solução definitiva. Vai discuti-la em reuniões com 50 empresas, entidades, organizações sociais e órgãos governamentais. E como já aponta o regulador, ela inclui a ferramenta conhecida como ‘stir shaken’, que identifica e valida a chamada automaticamente. 

“Uma das medidas é o ‘stir shaken’. Hoje estamos usando o portal. Mas essa solução permite que ao receber a chamada o usuário já saiba qual empresa está ligando e o motivo da ligação. Essa não seria a única, mas seria uma solução importante. Onde foi implementada, aumenta o índice de atendimento de chamadas pelos consumidores. Estamos estudando como implementar essa solução de forma bem acelerada no Brasil”, disse o superintendente de Controle de Obrigações da Anatel, Gustavo Borges. 

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