Com IA generativa, Microsoft fecha acordo de US$ 1,5 bilhão com a Vodafone
Com Inteligência Artificial generativa, a Microsoft rompe a barreira das operadoras de telecom. A empresa de TI fechou uma parceria de 10 anos com o grupo Vodafone para levar IA generativa e serviços de nuvem para mais de 300 milhões de empresas, organizações do setor público e consumidores nos mercados europeu e africano da operadora.
O acerto terá investimento da Vodafone de US$ 1,5 bilhão na próxima década em serviços de nuvem e de IA focados no cliente, desenvolvidos em conjunto com a Microsoft. Além disso, as empresas promoverão ofertas financeiras para empresas em África, vão melhorar o desempenho empresarial da Vodafone e visarão uma revisão da sua estratégia de nuvem de centros de dados.
A Vodafone explicou que a dupla colaborará para transformar a experiência do cliente usando a tecnologia OpenAI executada no Microsoft Azure. A equipe da operadora terá acesso ao Microsoft Copilot, um recurso de IA integrado ao pacote Microsoft Office 365.
A Microsoft utilizará os serviços de conectividade fixa e móvel da Vodafone e investirá na plataforma IoT da operadora, que se tornará um negócio independente até abril. O objetivo da entidade é atrair novos parceiros e clientes, impulsionar o crescimento das aplicações e expandir a plataforma para conectar mais dispositivos, veículos e máquinas.