Consumo de dados com 5G chegou a 384 milhões de terabytes no mundo
Conexões globais 5G chegaram a 2,6 bilhões no segundo trimestre, um incremento de 32% em relação ao ano anterior, de acordo com estudo da 5G Américas e da Omdia. Conexões IoT chegaram a 3,8 bilhões.

As conexões 5G globais ultrapassaram 2,6 bilhões no segundo trimestre, um aumento de 32% em relação ao ano anterior, e a projeção é que esse número chegará a quase 9 bilhões até 2030, representando 60% de todas as conexões sem fio em todo o mundo, reporta estudo da 5G Américas e da Omdia.
O incremento do uso do 5G é acompanhado por um aumento de 15% no consumo de dados móveis, para 384 milhões de terabytes, impulsionado pela expansão de casos de uso, incluindo streaming, jogos, fábricas inteligentes e veículos autônomos. Por região, a América do Norte liderou a adoção do 5G, com 339 milhões de conexões cobrindo 88% de sua população, com cobertura total prevista para o final do ano. A América do Norte tem uma média de 111 GB de uso de dados móveis por usuário por mês, quase o dobro da segunda região com maior uso.
As conexões globais de IoT atingiram 3,8 bilhões e a projeção é de que cresçam para 5 bilhões até 2030, com o 5G suportando aplicações críticas em fábricas inteligentes, logística autônoma, distribuição de energia e saúde. “Com o aumento da penetração e a expansão da infraestrutura, o 5G está entrando em uma nova fase como a espinha dorsal da IoT e da transformação digital”, disse Kristin Paulin, analista principal da Omdia. Em 15 de setembro, havia 373 implantações globais de redes 5G e 708 de 4G LTE.