Coreia do Sul sai na frente da China e dos EUA e lança 5G comercial
A Coreia do Sul lançou a primeira rede nacional de telefonia móvel de quinta geração (5G) dois dias antes da data prevista, uma antecipação decidida para assegurar a posição do país como o primeiro do mundo a oferecer esta tecnologia que vai revolucionar as telecomunicações. As três grandes operadoras nacionais, KT, SK Telecom e LG UPlus, haviam anunciado o lançamento para sexta-feira, 05, mas anteciparam para quarta-feira,03, às 23h (horário local).
A nova tecnologia proporciona uma velocidade de conexão com a internet 20 vezes superior ao 4G, o que permitirá, por exemplo, fazer o download de um filme em menos de um segundo. Serão quatro modalidades, com velocidades de conexão de até 2,7 Gbps, segundo a empresa, e precificação tradicional, variando conforme a franquia de dados escolhida. A ofera será feita pelo Galaxy S10, habilitado para o 5G.
“É significativo que as empresas de telecomunicações sul-coreanas estejam fornecendo serviços e redes atendendo aos altos padrões de velocidade e qualidade de imagem dos clientes sul-coreanos”, disse Ryu Young-sang, vice-presidente executivo da maior operadora móvel do país, a SK Telecom, nesta quarta-feira.O 5G mudará o cenário da indústria de jogos, pois permite que jogos transmitidos com o mínimo de atraso sejam jogados em smartphones, acrescentou Ryu.
As operadoras sul-coreanas gastaram bilhões em campanhas de marketing 5G e, na quarta-feira, a SK Telecom exibiu estrelas do K-pop e um medalhista de ouro olímpico como seus primeiros clientes 5G. A operadora espera ter cerca de 1 milhão de clientes 5G até o final de 2019. Atualmente tem um total de 27 milhões de usuários.
Além disso, o 5G, com a latência baixa, vão chegar inovações como carros sem motorista, saúde conectada e o fomento às cidades inteligentes. De acordo com a Global System for Mobile Communications, o 5G pode gerar 565 bilhões de dólares de lucro para a economia mundial até 2034. A Coreia do Sul é um país conhecido pela inovação tecnológica e o governo transformou a rede 5G em uma prioridade destinada a estimular sua economia.