Telecom

Coronavírus atrasa entrega de telefones 5G e impacta venda global de celulares

As vendas totais de celulares vão cair 14,6% em 2020, enquanto as remessas de Smartphones sofrerão uma queda menor de 13,7% ano a ano, totalizando 1,3 bilhão de unidades este ano, projeta estudo do Gartner. “Com os usuários aumentando o uso de seus celulares para se comunicar (com amigos, colegas de trabalho e familiares durante os bloqueios), a renda disponível reduzida resultará em menos consumidores atualizando seus telefones.Como resultado, a vida útil do telefone se estenderá para 2,7 anos em 2020”, afirma Ranjit Atwal, Diretor Sênior de Pesquisa da consultoria, destacando que em 2018 a vida útil era de 2,5 anos.

A indústria móvel tinha a previsão que, em 2020, os telefones 5G mais acessíveis fossem o principal catalizador para aumentar a substituição de celulares mais antigos, mas, a pandemia de covid-19 não permitiu. Para o Gartner, os telefones 5G vão representar apenas 11% do total de vendas de celulares em 2020.

“O atraso na entrega de alguns dos principais telefones 5G é um problema contínuo”, diz Annette Zimmermann, Vice-Presidente de Pesquisa do Gartner. “Além disso, a falta de cobertura geográfica do 5G, juntamente com o aumento do custo do contrato de telefone com esta tecnologia, afetará a escolha de um telefone com suporte à essa tendência”, adiciona.

Para a consultoria, no geral, os gastos com telefones 5G serão impactados na maioria das regiões, exceto a China, onde é esperado um investimento contínuo em infraestrutura de quinta geração, permitindo que os fornecedores comercializem efetivamente novos telefones preparados para essa tecnologia.

 


Botão Voltar ao topo