Telecom

Coronavírus faz EUA adiar leilão do 5G

A Comissão Federal de Comunicações, a Anatel dos Estados Unidos, informou nesta quarta, 25/3, que decidiu adiar em cerca de um mês – de 25/6 para 23/7 – o leilão da faixa de 3,5 GHz, a banda média considerada como mais importante para as aplicações de 5G. 

O motivo é a epidemia de coronavírus. “Após consultas da área técnica da agência com as autoridades relevantes, determinamos que é no melhor interesse de todos fazer essas mudanças. Mas continuamos comprometidos em realizar o leilão de 3,5 GHz neste verão [dos EUA] e esperamos começar essa importante licitação da banda média em julho”, afirmou o presidente da FCC, Ajit Pai. 

Bem diferente dos planos da faixa de 3,5 GHz no Brasil, nos EUA esta faixa é usada intensamente para uso militar, especialmente da Marinha. Por isso, a oferta é restrita a 100 MHz, entre 3,55 GHz e 3,65 GHz, sendo que apenas sete blocos de 10 MHz poderão ser comprados pelas operadoras em cada município (ou condados, como é a divisão política nos EUA). No Brasil, a proposta de edital prevê licitar 400 MHz. Há previsão de outro leilão, na faixa de 3,7 GHz, em dezembro.

Além desse adiamento no leilão 5G – faixas milimétricas entre 24 e 47 GHz foram leiloadas no fim do ano passado e início deste 2020 – a FCC avisou que suspendeu, indefinidamente, a oferta de 130 novas licenças de FM no país. 


Botão Voltar ao topo