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Crise do 5G atinge voos da LATAM do Brasil para os EUA

A crise do 5G atinge voos da LATAM do Brasil para os EUA. A empresa cancelou voos e está trocando as aeronaves para escapar de possível interferência do 5G no momento do pouso em solo norte-americano. A decisão da LATAM segue a de outras quatro grandes empresas aéreas estrangeiras que operam regularmente para os Estados Unidos: as japonesas ANA e JAL, a árabe Emirates e a indiana Air India.

A medida segue uma recomendação da Boeing, que pede aos operadores para não voarem com o 777 para os EUA por possíveis problemas no pouso em áreas em que o 5G está ativo. Isso porque a banda de operação do 5G é a mesma do rádio-altímetro, instrumento importante em aproximações de precisão que pode ficar impreciso ou não funcionar.

Sendo a única operadora na América do Sul do modelo, a LATAM decidiu tirar a aeronave das rotas que ligam o Brasil aos EUA, colocando o Boeing 767 ou o menor, porém mais moderno, 787 Dreamliner no lugar. Esses modelos seriam menos afetados – embora na semana passada a FAA também tenha emitido um comunicado recomendando atenção na operação do 787.

Enquanto isso, as operadoras AT&T e Verizon se comprometeram em atrasar a chegada do 5G em áreas aeroportuárias, mas não detalharam qual seria o raio em torno do aeroporto, e como a tecnologia funcionaria no futuro próximo.

A LATAM informou que “utilizará o Boeing 787 na rota Guarulhos-Miami e o Boeing 767 na rota Guarulhos-Nova Iorque. A companhia acompanha com atenção o tema para realizar novos ajustes, se necessário, sempre de acordo com as recomendações das autoridades aeronáuticas dos países onde opera”.


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