Dell: 5G, com tempo real, reduz o custo da transação
A evolução das tecnologias móveis está em linha com a evolução dos serviços financeiros; e a chegada da quinta geração vai acelerar ainda mais este processo, habilitando conceitos como negócios inteligentes, internet das coisas (IoT) e edge computing. Assim, Gerson Freire, diretor de arquitetura de telecomunicações da Dell Technologies Brasil, resumiu o impacto de 5G, ao participar do Febraban Tech 2022, realizado de 09 a 11 de agosto, em São Paulo.
Ao comentar possíveis aplicações, o especialista disse que casos de uso para indústria financeira incluem as agências terem uma visão computacional para identificar os clientes, de forma a ser possível saber quem são ao entrarem no recinto e o atendente poder, por exemplo, oferecer serviços.
Nos ATMs, ao identificar as pessoas, entendendo a idade ou se têm alguma necessidade especial, pode-se personalizar o atendimento. As agências estarão mais conectadas, disse ele, com parte das aplicações na ponta, coletando dados que terão de ser processados, muitas vezes, ali mesmo e em tempo real. “5G vem trazer esta cobertura mais ampla com latências ultrabaixas”, reforçou o executivo da Dell.
Do lado dos desafios, Freire apontou que o 5G amplia a superfície e as camadas de ataques, além da quantidade de dispositivos conectados, deixando o ambiente mais complexo. “O 5G impacta todas as indústrias e a financeira não é exceção. No setor financeiro, a ideia é que o 5G possa trazer menor custo de transação, possibilitar novas formas de receita e uma melhor experiência para o cliente final, já que terão diferentes níveis de interação”, apontou em entrevista à CDTV. Assista.