Telecom

Dell pressiona FCC para lobby por Open RAN feito nos Estados Unidos

Ciente que o Open RAN é uma porta de entrada no cobiçado mercado de telecomunicações, empresas norte-americanas, entre elas a Dell Technologies e a Mavenir, estão fazendo lobby junto à FCC, a agência reguladora do país, para fazer valer a pressão de aquisição de equipamentos RAN abertos de fabricantes do país pelas operadoras de telecomunicações.

À FCC, a Dell disse que as operadoras seriam mais bem atendidas por um mercado predominantemente americano e conclamou o governo americano a dar fornecer incentivos financeiros para promover essa ‘preferência’ por parte das teles. Para a Dell, depender de equipamentos não domésticos, representa um grande risco, especialmente sobre a pouca visibilidade dos fabricantes”. Solicitou ainda que a FCC determinasse que os sistemas RAN abertos deveriam usar “subsistemas e conteúdo gerenciados” domésticos abrangendo plataformas de computador; virtualização, redes e tecnologias ópticas; software em nuvem; e antenas.

A Ericsson reagiu. A  fabricante sueca lembrou que está no mercado há 145 anos, emprega cerca de 100.000 pessoas e opera na maioria dos países do mundo. “Não pode haver poucas dúvidas sobre a viabilidade da Ericsson”, sustentou. A fabricante também observou que a Open RAN Policy Coalition não apoia os mandatos do governo depois que Mavenir, um dos membros fundadores do grupo, também pediu que a FCC promovesse os fornecedores domésticos.

Mavenir destacou que nações como Reino Unido, Alemanha, França, Índia e Japão estão “investindo significativamente em RAN aberto” e, em alguns casos, dando preferência a fornecedores locais. Entre aqueles que pedem que as empresas dos EUA sejam priorizadas, alguns enfocam os benefícios em torno da competitividade do país e da criação de empregos, enquanto outros citam a segurança nacional. Os argumentos contra a mudança costumam citar os benefícios de um mercado aberto para inovação e preços.

*Fonte: Mobile Live World


Botão Voltar ao topo