Telecom

Depois do robocall, FCC quer bloquear spam de textos

A Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC) vai estabelecer uma série de regras para evitar mensagens de texto de spam, incluindo a obrigação das operadoras de bloqueá-las no nível da rede e a aplicação de padrões semelhantes ao identificador de chamadas.

Na última reunião do regulador, os comissários votaram pela adoção das medidas sugeridas com o assunto agora sujeito a consulta pública.

Sob as regras flutuantes, que seguem uma repressão semelhante a chamadas incômodas, as operadoras de telefonia móvel seriam obrigadas a bloquear textos supostamente de números inválidos, não alocados ou não utilizados, juntamente com qualquer um na lista de não originar.

O regulador também está buscando feedback sobre outras medidas que pode tomar, incluindo programas de educação do consumidor.

Os textos de spam, aos quais se refere como robotexts, foram identificados pela agência como uma ameaça crescente.


A FCC observou que recebeu 15.300 reclamações sobre textos indesejados em 2021, em comparação com 14.000 em 2020.

No final de junho, o número já era de 8.500.

“Recentemente, as mensagens de texto fraudulentas tornaram-se uma ameaça crescente às carteiras e à privacidade dos consumidores”, acrescentou a presidente da FCC, Jessica Rosenworcel.

“Mais pode ser feito para resolver esse problema crescente e hoje estamos formalmente iniciando um esforço para dar uma olhada séria, abrangente e nova em nossas políticas de combate a robotexts indesejados”.

* Com informações do MWL

Botão Voltar ao topo