Deutsche Telekom e Ericsson fazem teste com slicing do 5G standalone
A Deutsche Telekom e a Ericsson fizeram a primeira demonstração mundial no campo de slicing (fatiamento) de redes corporativas, o mais recente avanço divulgado mostrando o uso da tecnologia para 5G standalone. As fabricantes afirmaram ter testado, com sucesso, um sistema projetado para fornecer “configuração automatizada, provisionamento e orquestração de ponta a ponta da ordem de serviço de fatiamento empresarial” sem a necessidade de fazer alterações no dispositivo.
Os recursos avançados validados incluem configuração de dispositivos em nível de aplicativo usando gerenciamento de dispositivos móveis e política de seleção de rota de equipamento de usuário. Usando uma única interface, os departamentos de TI serão capazes de monitorar e gerenciar redes de ponta a ponta que consistem em smartphones, uma fatia de rede 5G e serviços de nuvem privada, afirmou a Dutsche Telekom.
O teste foi realizado usando 5G standalone em um laboratório DT, usando smartphones corporativos conectados a um conjunto já definido de aplicativos de nuvem privada. A Arquitetura de tecnologia e inovação da DT, Kaniz Mahdi, disse que a demonstração “destaca o potencial dos recursos avançados de fatiamento de rede 5G para permitir serviços exclusivos e flexíveis para empresas, personalizados para necessidades específicas”.
O Network Slicing é um recurso arquitetônico chave no 5G SA que permite que várias redes virtuais sejam criadas em uma única infraestrutura de rede física. Diferentes características de serviço e parâmetros de qualidade podem então ser fornecidos para cada ‘fatia’ adaptada às necessidades do cliente e com total isolamento entre as fatias. Esses capacitadores técnicos apoiarão as operadoras no desenvolvimento de novos serviços e modelos de negócios diferenciados, aproveitando a conectividade premium que o 5G SA pode oferecer.