Telecom

Dona da Claro junta 39 mil torres na América Latina em única empresa

A America Movil, grupo mexicano dono da Claro no Brasil, transferiu torres e ativos relacionados em vários países da América Latina para uma empresa independente, com o novo negócio definido para vender acesso à infraestrutura para outros players em seus mercados.

Esse movimento, anunciado ainda em 2021, foi agora concluído e abrange torres e infraestrutura relacionada na Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Porto Rico e Uruguai.

Em todos os mercados, a empresa recém-fundada Sitios Latinoamerica possui mais de 29.000 torres, sendo 39% delas no Brasil. A nova empresa está sediada no México, com ações alocadas aos atuais acionistas da America Móvil.

A Sitios Latinoamerica se concentrará em operar e promover a disponibilidade dos ativos e expandir sua presença com novas torres.

Além de anunciar a conclusão de sua separação da América Móvil, um comunicado do mercado de ações revelou que a Sitios Latinoamerica havia iniciado a construção de torres no Peru.


Ao detalhar pela primeira vez sua intenção de desmembrar o negócio, a America Móvil explicou que era uma tentativa de maximizar o valor de sua infraestrutura.

A medida está alinhada com as tentativas das operadoras em vários mercados de lucrar com suas torres vendendo-as completamente, oferecendo participações a investidores ou transformando-as em empresas independentes e alugando o acesso.

* Com informações do MWL

Botão Voltar ao topo