Telecom

Eletronet interliga rede com data center Ascenty

Interligação será feita pelo data center em Osasco, São Paulo. Eletrobras tem acordo desse porte com Elea, Scala e Equinix e estará no Atlantic Recife1, ainda em construção na capital pernambucana.

A Eletronet concluiu o projeto de interligação de sua rede ao complexo de data centers Ascenty em Osasco, que passa a estar ON-NET na rede Eletronet. A implementação soma-se à interligação com os data centers de Fortaleza (CE) e Vinhedo (SP), fazendo da Ascenty mais um parceiro qualificado da rede Eletronet, com estrutura para tráfego de dados de altíssimo volume, com redundância de rotas e baixa latência.

A unidade da Ascenty em Osasco é um complexo de Data Centers composta por cinco data centers interconectados: o São Paulo-1 com 3.500 m²; São Paulo-2 de 8.000 m²; São Paulo-3 em torno de 4.000 m²; São Paulo 4 com 7.500 m². e São Paulo 5 com 7.000 m², somando uma área total de 30 mil m² e com capacidade energética de 41 megawatts. É um dos principais Hubs de troca e processamento de dados no Brasil e de grande expressão no mercado internacional da América Latina, acelerando também a troca de dados com data centers internacionais.

Com a interconexão a essa estrutura, a Eletronet é capaz de distribuir os dados diretamente ou com rota menor dos produtores de conteúdo, dando aos clientes não apenas menor latência, mas também flexibilidade na troca de dados e estabilidade, itens essenciais ao trabalho com base em streamings e uso de ambientes em nuvem.

“O objetivo da Eletronet é atuar no ecossistema de conectividade e estar mais próxima dos centros dos conteúdos a fim de acelerar a entrega às operadoras e aos provedores de internet em diversos pontos do país com redundância de rotas, alto volume e menor latência. Poder ligar esses conteúdos hospedados em grandes data centers diretamente com nossos mais de 170 POPs pelo Brasil faz uma grande diferença na qualidade da entrega na ponta. A presença em hubs estratégicos como o da Ascenty é o que nos permite transformar conectividade em qualidade superior na ponta”, afirma Célio Mello, gerente de Produtos e Projetos Estratégicos da Eletronet.

Na estratégia de buscar a menor distância das redes de distribuição de conteúdo (CDNs), a Eletronet está presente em outros grandes data centers, como Elea, Scala e Equinix, e já anunciou sua presença no Atlantic Recife1, em construção na capital pernambucana com entrega prevista no início de 2026.


Botão Voltar ao topo