Em campanha, Trump recupera promessa de rede estatal de 5G
Na aparente estratégia de guerra de copiar os inimigos, Donald Trump ressuscitou um tema que chegou a circular no governo dos Estados Unidos há mais de dois anos e incluiu entre as promessas na campanha de reeleição “Vencer a corrida do 5G” e “Estabelecer uma rede de internet wireless nacional”.
O assunto parecia adormecido desde que circulou um documento da equipe de Segurança Nacional dos EUA, lá em janeiro de 2018, que propunha uma rede federal para o 5G, administrada pelo governo.
O documento de 30 páginas, primeiro divulgado pelo site de notícias Axios.com e depois pela agência Reuters, defende a rede nacionalizada de 5G como “o sistema de rodovias federais de Eisenhower para a Era da Informação”. Administrada pelo governo, a rede seria alugada a operadoras privadas como AT&T e Verizon.
Outra ideia, associada mas que parece ter sido elaborada à parte do documento do Conselho de Segurança Nacional, tratada durante 2019, sustentava uma rede nacional de 5G na qual o governo faria diretamente a gestão do espectro.
Mas ao incluir a rede nacional entre as promessas de campanha, ao lado de construir uma base permanente na Lua, o presidente dos EUA não detalhou qual o caminho escolhido.