O Convergência Digital estará em recesso entre os dias 23/12/2024 e 13/01/2025. A cobertura jornalística diária nesse período funcionará em regime de plantão. A equipe do portal deseja a todos os seus leitores e parceiros um ótimo Natal e um feliz 2025!

Telecom

Em cinco anos, 94% das teles móveis vão adotar Open RAN

Uma pesquisa que da Mavenir e da Mobile World Live indica que 94% das operadoras de redes móveis têm planos de implementar o Open RAN dentro dos próximos cinco anos. Pelo menos 78% das operadoras entrevistadas já estão migrando para a nuvem nativa e apenas 22% estão cautelosas em relação a esta migração.

As operadoras estão buscando migrar para soluções 100% baseadas em software com o objetivo de automatizar mais funções de rede – 98% dos executivos entrevistados entendem a importância da virtualização e as têm no seu radar de atuação e o mesmo número de operadoras estão considerando arquiteturas abertas ou a abertura de suas redes.

O estudo considerou dados quantitativos do entendimento das operadoras de pequeno, médio e grande porte de todo o mundo sobre inovações tecnológicas, tais como virtualização, arquiteturas abertas, redes nativas de nuvem e automatização de rede, com o objetivo de popularizar as informações e evidenciar a importância de investir nesses processos que podem causar revolução positiva na nossa sociedade.

A metodologia da pesquisa foi baseada na divisão equilibrada entre operadoras com mais de US$ 10 bilhões dem receitas anuais e as com menos de 10 bilhões. Além disso, a representação geográfica foi composta por executivos de operadoras Européias (29%), Asiáticas (29%), Norte Americana (24%) e o restante dividido em toda a América do Sul, África e o Oriente Médio.

O levantamento buscou entender das operadoras em quais passos elas estão nos processos de implementação de arquiteturas abertas, como o Open RAN, e também na adoção dos procedimentos de virtualização e automatização de rede. De maneira geral, grande parte dos executivos entrevistados considera essas inovações como caminhos essenciais a seguir dentro de suas companhias, já que, além de estarem impactando positivamente a sociedade com soluções tecnológicas inovadoras, as operadoras otimizam custos e garantem flexibilidade nos processos, com a possibilidade de gerenciar a rede com um conjunto de ferramentas de automação.


Botão Voltar ao topo