Equipamentos da Huawei e da ZTE são proibidos nos orgãos públicos dos EUA
O governo dos Estados Unidos aprovou uma nova lei, sancionada nesta semana pelo presidente do País, Donald Trump, que proíbe órgãos públicos – e mesmo empresas que queiram contratos com o governo – de utilizarem tecnologia fornecida pelas chinesas Huawei e ZTE.
A medida, parte do orçamento de Defesa americano, afeta diretamente agências federais que terão dois anos para substituir equipamentos. Também são afetados equipamentos de vigilância de outras companhias chinesas, Hytera Communications, Hangzhou Hikvision Digital Technology e Dahua Technology.
Políticos dos EUA reclamam há anos com o que acreditam sejam riscos de segurança pelo uso de equipamentos de telecomunicações chineses. Neste ano, a ZTE chegou a ser impedida de importar componentes críticos de fornecedores americanos – como chips da Qualcomm e o sistema Android, da Google.
Esse banimento foi revertido depois que Trump aparentemente negociou um acordo com a China. Mas no Congresso dos EUA uma determinação legal tentava repor essa medida. Os sinais parecem indicar que a proibição de uso de equipamentos agora aprovada foi um ato para encerrar aquele debate.