Ericsson: Tráfego móvel cresceu 300 vezes em 10 anos
Um novo relatório da Ericsson mostra um aumento de quase 300 vezes no tráfego de dados móveis desde 2011 – ano em que o Mobility Report da fabricante de equipamentos foi publicado pela primeira vez. Trata-se de um crescimento de 42%, ano a ano.
Os dados mostram que no terceiro trimestre de 2021 esse tráfego correspondeu a aproximadamente 78 exabytes (EB), incluindo o tráfego gerado por serviços de Acesso Fixo Sem Fio (FWA). Somente no terceiro trimestre, o tráfego de dados móveis foi maior do que todo o tráfego móvel que havia sido gerado até o final de 2016. Novas previsões revelam que o tráfego total de dados da rede móvel deve atingir 370 EB até o final de 2027.
O relatório também revela que a natureza das conexões móveis está mudando rapidamente, contribuindo para o aumento contínuo do tráfego de dados móveis. A Internet das Coisas (IoT) de banda larga já ultrapassou o 2G / 3G como o segmento que conecta a maior parte dos aplicativos de IoT. Espera-se que seja responsável por 47% de todas as conexões móveis de IoT, até o final de 2021, em comparação com 37% para 2G / 3G e 16% para tecnologias IoT massivas (NB-IoT e Cat-M).
As previsões apontam, ainda, para uma rápida aceleração de implementações massivas de IoT nos próximos anos, abrangendo casos de uso como e-health wearables, rastreamento de ativos logísticos, monitoramento ambiental, medidores inteligentes, dispositivos de monitoramento e rastreamento de fabricação inteligentes. Prevê-se que implantações massivas de IoT respondam por 51% de todas as conexões de IoT de celular, até 2027.
No mesmo período de previsão, as conexões FWA deverão crescer quase três vezes – de 88 milhões até o final de 2021, para cerca de 230 milhões, em 2027. Quase metade dessas conexões deverá ser transportada por redes 5G.
A premissa de que o 5G se tornará a geração móvel mais rápida implantada até o momento foi aprimorada com uma estimativa atualizada de cerca de 660 milhões de assinaturas 5G até o final deste ano. O aumento é devido a uma demanda mais forte do que a esperada na China e na América do Norte, impulsionada em parte pelos preços decrescentes dos dispositivos 5G. Também houve uma adição de 98 milhões de assinaturas 5G no mundo, no terceiro trimestre de 2021, em comparação com 48 milhões de novas assinaturas 4G. No final de 2021, estima-se que as redes 5G cobrirão mais de 2 bilhões de pessoas.
De acordo com as últimas previsões, o 5G está a caminho de se tornar a tecnologia de acesso móvel dominante por assinaturas globalmente, até 2027. O 5G também deve representar cerca de 50% de todas as assinaturas móveis em todo o mundo – cobrindo 75% da população mundial e transportando 62% do tráfego global de smartphones, até 2027.