Telecom

Estados dos EUA banem o TikTok sob alegação de segurança nacional

Alabama e Utah aderiram à  proibição do uso do aplicativo de compartilhamento de vídeos curtos de propriedade chinesa TikTok em dispositivos do governo estadual e redes de computadores devido a preocupações de segurança nacional nos Estados Unidos.

As ações seguem as recomendações feitas no mês passado pelo diretor do FBI, Chris Wray, que alertou para a coleeta de dados de milhões de norte-americanso pelo aplicativo. A mensagem teve repercussão.

“O TikTok coleta grandes quantidades de dados, muitos dos quais não têm conexão legítima com o suposto propósito de compartilhamento de vídeo do aplicativo. O uso do TikTok envolvendo a infraestrutura de TI do estado cria, portanto, uma vulnerabilidade inaceitável para as operações de infiltração chinesas”, disse o governador do Alabama, Kay Ivey, para justificar a proibição.

Por meio de comunicado, O TikTok se disse desapontado com o fato de os Estados promulgarem políticas baseadas em falsidades ‘infundadas e politicamente carregadas’. Pelo menos mais nove Estados também proíbiram o aplicativo, entre eles, Texas, Maryland e Dakota do Sul.

O ex-presidente, Donald Trump, em 2020, tentou impedir que novos usuários americanos baixassem o WeChat e o TikTok, o que teria efetivamente bloqueado o uso desses aplicativos nos Estados Unidos, mas perdeu uma série de batalhas judiciais. Em junho de 2021, o presidente Joe Biden instruiu o Departamento de Comércio a conduzir uma revisão das questões de segurança apresentadas pelos aplicativos.


Botão Voltar ao topo