EUA dão ordem para retirada imediata de equipamentos chineses de operadoras rurais
A guerra entre EUA e China está muito longe de ter um fim. A Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC) reabriu o programa de US$ 1,9 bilhão para reembolsar operadoras de telecomunicações dos Estados Unidos principalmente as rurais, como indenização pela remoção de equipamentos de rede produzidos por fabricantes chinesas, consideradas ameaças à segurança nacional como Huawei e ZTE Corp.
O programa, finalizado em julho, será aberto em 29 de outubro para inscrições até 14 de janeiro de 2022. No ano passado, a FCC classificou a Huawei e a ZTE como ameaças à segurança nacional para as redes de comunicações nos Estados Unidos e, em dezembro, a FCC adotou regras exigindo que as operadoras com equipamentos ZTE ou Huawei “retirem e substituam” esse equipamento.
Um grave problema para as operadoras rurais, que têm dificuldades para remover e substituir esses equipamentos. Para ajudar, a FCC decidiu que o fundo de US$ 1,9 bilhão também ficaria acessível para as operadoras com 10 milhões ou menos de clientes.