Facebook, AT&T, Sprint e Intel estão fora do MWC 2020
Mais empresas estão deixando de participar do Mobile World Congress 2020, previsto para 24 a 27 de fevereiro, em Barcelona, na Espanha. Nesta terça-feira, 11/02, Facebook e Intel e as operadoras AT&T e Sprint anunciaram que não vão mais ao evento e justificam o temor do risco do Coronavírus. Uma reportagem do El País, da Espanha, dá conta que a GSMA, organizadora do MWC, terá uma reunião decisiva sobre cancelar ou não o evento, na sexta-feira, 14/02. Oficialmente, a posição é que o evento está mantido.
Mas a desistência das operadoras- NTT DoCoMO, AT&T e Sprint – pesam muito na organização estratégica do MWC. As operadoras são as estrelas do evento. A saída dos fornecedores também é grave e o número só se amplia. Há rumores que a Vodafone e a Deutsche Telekom estariam decidindo o que fazer e há uma grande expectativa com um posicionamento oficial da Telefónica, operadora espanhola.
O impacto econômico do MWC em Barcelona é gigantesco. Dados do El País mostram que o evento, que reúne mais de 100 mil pessoas de aproximadamente 200 países, gera cerca de 14.000 empregos temporários e uma receita de 492 milhões de euros (quase US $ 540 milhões) para a cidade. O Coronavírus foi considerado uma emergência global pela Organização Mundial de Saúde e já infectou mais de 40 mil pessoas e registrou mais de 1000 mortes, a grande maioria na China.
*Com El País, da Espanha e agências de notícias