Telecom

Facebook, Microsoft, Sony, Qualcomm se unem para padronizar Metaverso

Com uma expectativa de gerar até US$ 400 bilhões até 2025, empresas como Facebook/Meta, Adobe, Microsoft e Nvidia anunciaram na quarta-feira, 22/6, a formação do The Metaverse Standards Forum. O fórum, de acordo com o anúncio, pretende “promover o desenvolvimento de padrões abertos para o metaverso”.

“O Fórum explorará onde a falta de interoperabilidade está impedindo a implantação do metaverso e como o trabalho das Organizações de Desenvolvimento de Padrões (SDOs) definindo e evoluindo os padrões necessários pode ser coordenado e acelerado”, disse o grupo em seu anúncio. Outros membros fundadores incluem Adobe, Epic Games, Ikea, Qualcomm, Sony, XR Association e SDOs The Khronos Group, World Wide Web Consortium e Open Geospatial Consortium.

A Apple, que deve lançar um headset AR até 2023, não está participando. Nem a Alphabet, que é dona do Google. Ambas as partes já se juntaram a grupos da indústria aberta antes, incluindo Matter e FIDO, mas nenhuma delas promoveu a frase “metaverse”.

O novo grupo oferece associação gratuita e aberta, para que ambas as empresas possam participar do fórum do metaverso no futuro. Mas com muitas perguntas em torno do metaverso – o que significa e como será monetizado e moderado – não estamos surpresos que alguns grandes nomes da tecnologia não estejam ansiosos para se inscrever. Há também o fato de que a Meta é inflexível em usar um termo que é sinônimo de sua própria marca.

Essas organizações perderão “projetos pragmáticos baseados em ação”, como “prototipagem de implementação, hackathons, plugfests e ferramentas de código aberto para acelerar o teste e a adoção de padrões metaversos”, de acordo com o anúncio do fórum. O grupo também disse que trabalhará para desenvolver “terminologia consistente e diretrizes de implantação”.
O foco do grupo varia de acordo com a adesão, mas os tópicos potenciais postulados são “ativos e renderização 3D, interface humana e paradigmas de interação, como AR e VR, conteúdo criado pelo usuário, avatares, gerenciamento de identidade, privacidade e transações financeiras”.
O Metaverse Standards Forum também destacou áreas potenciais de computação espacial colaborativa, incluindo AR e VR, é claro, mas também “autoria de conteúdo fotorrealista, sistemas geoespaciais, ferramentas de conteúdo de usuário final, gêmeos digitais, colaboração em tempo real, simulação física, economias online ,” e mais. O fórum espera realizar sua primeira reunião em julho.


Botão Voltar ao topo