A Meta, dona do Facebook, deve perder US$ 10 bilhões este ano devido a uma pequena, mas impactante mudança que a Apple fez no ano passado.
A conta vem na esteira da queda das ações, um tombo de 25% (de US$ 323 por açao para US$ 245) entre quarta 2/2 e quinta 3/2, em grande medida resultado da primeira queda no número de usuários diários da rede social. A queda significou um corte de US$ 230 bilhões (R$ 1,2 trilhão) em valor de mercado durante a noite.
Em abril de 2021, a Apple permitiu que os usuários do iPhone escolhessem quais aplicativos têm permissão para rastrear seu comportamento em outros aplicativos. Como resultado, a grande maioria dos usuários optou por sair – o que o Meta CFO David Wehner disse que está prejudicando a receita de anúncios do Facebook.
“O impacto geral do iOS como um vento contrário em nossos negócios em 2022 é da ordem de US$ 10 bilhões”, disse ele durante a teleconferência de resultados do quarto trimestre da empresa na noite de quarta-feira.
A principal fonte de receita da Meta é seu negócio de publicidade, que é construído sobre o enorme banco de dados de informações de usuários que possui operando algumas das maiores redes sociais: Facebook, Instagram e WhatsApp.
Quando a Apple deu aos usuários a opção de impedir que esses aplicativos os rastreassem em outros aplicativos, cortou um meio principal de coletar dados de publicidade. A mudança veio como parte da atualização do iOS 14.5 da Apple, lançada em abril de 2021, e forçou os editores de aplicativos a incluir um pop-up pedindo permissão para rastrear o comportamento das vendas de anúncios.
Se os usuários optarem por sair, a Apple impede que o aplicativo receba uma variedade de dados usados pelos anunciantes.
De acordo com os primeiros relatórios, mais de 95% dos usuários do iPhone que baixaram a atualização estavam optando por não rastrear anúncios – assim, a previsão de Wehner de que a receita de anúncios do Facebook sofrerá um impacto de US$ 10 bilhões no próximo ano.
“Não podemos ser precisos sobre isso. É uma estimativa”, disse ele. “Estamos trabalhando duro para mitigar esses impactos e continuar a tornar os anúncios relevantes e eficazes para os usuários”.
* Com informações do Business Insider