Telecom

Faltam celulares de baixo custo para 5G decolar

Falta de aparelhos acessíveis leva à substituição por 4G

As conexões globais em 5G ultrapassaram 2 bilhões no terceiro trimestre de 2024, um crescimento de 48% em relação ao ano anterior. De acordo com dados da 5G Americas e Omdia, mais de 170 milhões de novas conexões 5G foram adicionadas globalmente entre julho e setembro. As projeções são de 8,4 bilhões de acessos ativos de 5G até 2029, representando 59% de todas as tecnologias sem fio globais.

“Brasil, Chile, Porto Rico e Uruguai continuam sendo os mercados com a maior penetração de serviços móveis 5G na América Latina e no Caribe. A principal barreira para a adoção da nova geração é a falta de dispositivos de baixo custo, pois as pessoas que substituem seus telefones não necessariamente adquirem dispositivos 5G. Enquanto isso, as operadoras continuam expandindo suas redes 4G com um duplo objetivo: alcançar cobertura semelhante às redes 2G/3G para que possam ser desativadas e expandir os serviços oferecidos aos seus clientes. Anúncios de novos leilões de espectro na Costa Rica e Peru demonstram o crescente interesse dos governos em ajudar na expansão e adoção da 5G na região”, analisa o vice-Presidente da América Latina e Caribe da 5G Americas, Jose Otero.

Na América Latina, as conexões 5G saltaram para 67 milhões no 3º trimestre de 2024, com 11 milhões de novas conexões adicionadas — uma forte taxa de crescimento de 19%. Embora a adoção da 5G esteja acelerando, a 4G LTE permanece como tecnologia dominante na região, representando 74% do total de conexões sem fio, com 592 milhões de usuários.

A América do Norte atingiu 264 milhões de conexões no final do 3º trimestre de 2024. No período, a região adicionou 22 milhões de novas conexões 5G, registrando uma taxa de crescimento de 9%. O 5G agora representa 37% de todas as conexões sem fio na América do Norte, mais que o dobro da média global de 17%. A região está no caminho para ver as conexões 5G ultrapassarem as conexões 4G LTE em 2025.

Kristin Paulin, Analista Principal da Omdia, comentou: “A infraestrutura avançada de rede e o amplo acesso a dispositivos compatíveis com 5G estão impulsionando a rápida adoção na América do Norte. Com a expansão das redes 5G standalone e o uso do espectro de banda média, a região está preparada para um crescimento adicional em casos de uso corporativos e de consumo.”


O número de redes comerciais 5G globalmente agora é de 341, superando o ritmo das implantações 4G LTE no mesmo estágio de desenvolvimento. O contínuo investimento em infraestrutura 5G deve apoiar uma gama crescente de aplicações, desde soluções habilitadas para IoT até serviços de baixa latência em setores como saúde, manufatura e transporte.

5G:

  • Global: 341
  • América do Norte: 17
  • América Latina e Caribe: 49

4G LTE:

  • Global: 706
  • América do Norte: 18
  • América Latina e Caribe: 133

Botão Voltar ao topo