Telecom

FCC barra China Mobile de atuar nos Estados Unidos

O presidente da Federal Communications Commission, a agência reguladora de telecomunicações dos Estados Unidos, Ajit Pai, avisou nesta quarta, 17/4, que é contra a autorização para a China Mobile atuar no país e vai trabalhar para que os demais comissários o acompanhem na negativa ao pedido da operadora.

“Proteger nossas redes de comunicações é crítico para a segurança nacional. Depois de avaliar as evidências nesse processo, inclusive informações de outras agências federais, está claro que o pedido da China mobile para prover serviços de telecomunicações no país gera sérios e substanciais riscos à segurança nacional e a aplicação da lei”, disse Pai em um comunicado.

“Portanto, não acredito que a aprovação seria do interesse público. Espero que meus colegas me acompanhem no voto para rejeitar o pedido da China Mobile”, completa o presidente da FCC. A reunião em que o assunto estará em pauta está prevista para o próximo mês.

A justificativa é de que, na opinião do presidente da FCC, a China Mobile seria verdadeiramente de propriedade do governo chinês e poderia levar a espionagem da China contra consumidores americanos. Segundo representantes da agência dos EUA, tampouco serão aceitas medidas de contingência devido a falta de confiança entre os dois países.


Botão Voltar ao topo