FCC prepara banimento total de novos produtos da Huawei e ZTE nos EUA
A Comissão Federal de Comunicações dos EUA avalia “proibir todas as vendas de novos dispositivos de telecomunicações Huawei e ZTE nos EUA” por motivos de segurança nacional.
A presidente da FCC, Jessica Rosenworcel, circulou na semana passada uma proposta sobre o assunto junto aos outros três comissários para aprovação final. Se aprovada, as empresas não poderão vender novos equipamentos nos Estados Unidos.
A FCC informou apenas que a ordem proposta atualizaria e fortaleceria suas regras de equipamentos de “lista coberta” e cumpriria um mandato estatutário que o Congresso impôs à comissão na Lei de Equipamentos Seguros de 2021.
A proibição não é retroativa, então as empresas podem continuar a vender produtos que a FCC aprovou anteriormente. Novos modelos ou equipamentos que precisariam de uma nova aprovação da FCC, no entanto, seriam proibidos, segundo relata a agência Reuters.
A lista coberta da FCC se aplica a “equipamentos e serviços de comunicação que são considerados um risco inaceitável para a segurança nacional dos Estados Unidos ou a segurança e a segurança de pessoas dos Estados Unidos”. Rosenworcel emitiu uma declaração sobre a proposta pendente, dizendo: “A FCC continua comprometida em proteger nossa segurança nacional, garantindo que equipamentos de comunicação não confiáveis não sejam autorizados para uso dentro de nossas fronteiras, e continuamos esse trabalho aqui”.