FCC vai proibir mais três teles chinesas de operarem nos EUA
A agência reguladora de telecomunicações dos Estados Unidos, FCC, vai revogar autorizações para operarem no país de mais três empresas de telecomunicações chinesas – China Unicom, Pacific Networks e ComNet (que é uma subsidiária da Pacific Networks).
“As evidências compiladas em nossos procedimentos confirmam que essas empresas são indiretamente detidas e controladas pelo governo chinês”, disse a presidente em exercício da FCC, Jessica Rosenworcel, esta quinta, 18/3. “Como resultado, há fortes razões para acreditar que eles terão que atender às solicitações do governo chinês e avançar seus objetivos e políticas.
A FCC indicou a conclusão governamental de que as medidas de mitigação não seriam capazes de abordar as preocupações de segurança nacional significativas levantadas ao permitir que essas empresas operassem nos EUA. A China Unicom opera nos Estados Unidos há mais de duas décadas.
As ações contra essas empresas são semelhantes à decisão da FCC em 2019 de negar o pedido da China Mobile para operar nos EUA e sua decisão de 2020 de iniciar um processo para revogar a autorização prévia da China Telecom para operar nos EUA.
O comissário Brendan Carr disse nesta quinta que a China Unicom, Pacific Networks e ComNet foram solicitadas a responder às perguntas da FCC, defendendo suas práticas nos EUA. Ele disse que eles forneceram “respostas incompletas e inconsistentes” que não resolveram as preocupações e, em vez disso , levantou novas preocupações sobre sua capacidade de seguir as regras da FCC.
A FCC não está apenas trabalhando para negar o acesso dos EUA a todas as empresas de telecomunicações chinesas nomeadas, mas Rosenworcel também instruiu o Bureau Internacional da FCC a examinar concessões anteriores de solicitações da Seção Internacional 214 e recomendar opções para lidar com mais riscos de segurança nacional.
Rosenworcel também está expandindo o Bureau Internacional da FCC para considerar quaisquer implicações de segurança nacional para licenças de aterrissagem de cabos submarinos. “Nessa frente, estou satisfeito que os candidatos para construir um cabo Trans-Pacific ligando Hong Kong à Califórnia concordaram na semana passada em reconfigurar esse sistema para atender às preocupações de segurança nacional em curso”, disse ela.
* Com informações da Fierce Wireless