Telecom

Florianópolis quer ser cidade laboratório do 5G no Brasil

Transformar Florianópolis na cidade laboratório do 5G no Brasil é o desejo do centro de referência em Inovação, Fundação CERTI, revela o superintendente de Negócios, Tecnologia e Inovação, Laércio Silva. A fundação fechou uma parceria com a TIM e está desenvolvendo aplicações e fazendo testes de uso- em campo – com a tecnologia 5G.

“O ambiente de negócios vai mudar completamente com o 5G. Será mais colaborativo. A inovação vai se transformar. E temos trabalhado com áreas como energia, saúde, economia criativa. Florianópolis tem um grande número de startups. Acreditamos que podemos ser o elo entre essas empresas iniciantes e o mercado”, pontuou Laércio Silva.

Com o 5G, a ideia é experimentar na prática, as soluções de cidades inteligentes no Estado de Santa Catarina. “Há muito por fazer para o 5G decolar. Mas temos aplicações já em desenho na Fundação CERTI com Internet das Coisas, hoje, o nosso hardware está com Wi-Fi, mas já vamos trabalhar para ter o 5G. Muitas das nossas ofertas de IoT já estão sendo testadas em outros países. Tecnologia feita no Brasil e exportada pela sua capacidade de atender as demandas”, revelou.

Nesta quarta-feira, 26/06, a TIM fez a apresentação de um teste ‘em rede viva’, ou seja usando a infraestrutura montada para atender a Universidade Federal de Santa Catarina, com o 5G ( equipamento Huawei). Foram mostradas como o 5G funciona na solução de MBB (banda larga móvel no celular), na chamada holográfica, na transmissão de conteúdo de realidade virtual, e na conexão FWA (banda larga fixa). A TIM fará testes semelhantes em Campina Grande, na Paraíba, e em Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais.

Ana Paula Lobo viajou a Florianópolis a convite da TIM Brasil


Botão Voltar ao topo